terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Os Mercados Financeiros



O que são os mercados e a especulação financeira? » Fundação ... 


http://socialismo.org.br/2011/09/o-que-sao-os-mercados-e-a-especulacao-financeira/


 Os especuladores são na realidade os próprios investidores, não são uma figura diferente, já que a sua lógica é a única coisa que conta. E como tal operam como os tubarões: farejam sangue (por exemplo qualquer notícia real de uma economia, tal como as armadilhas contabilísticas da Grécia) e atacam sem piedade extorquindo até ao limite. Não há investidores bons nem investidores maus: são todos investidores a operar com as suas próprias regras, naturalmente imorais e anti-sociais (pois só respondem perante a rentabilidade). É um capitalismo de hiper-concorrência (ler isto para ver exemplos e entender a lógica) e só os mais “espertos” ganham. Os mercados financeiros não são entes abstratos, como nos fazem crer, e também não são entidades divinas que nos dizem o que está bem e o que está mal. São simples jogadores de cassino aproveitando o seu imenso poder para fazer e desfazer a economia mundial, sem atender às consequências.
Durante mais de trinta anos de hegemonia do neoliberalismo estes agentes (bancos, fundos de investimento, grandes empresas etc.) criaram as condições para explorar muito mais este negócio. Têm desregulado os mercados, permitindo a sua expansão a todos os níveis e eliminando quase todas as normas que limitavam diferentes práticas, assim como criaram produtos financeiros complexos com que continuar a jogar mais e mais para continuar a responder ao mesmo objetivo. O exemplo de George Soros é um mais entre tantas outras formas de manipular um mercado qualquer. E as conspirações não faltam quando todos os investidores se aproveitam dessas situações em que quem paga no final é o Estado.
Por tudo isto, e por bem mais, estamos completamente legitimados quando dizemos que neste mundo, o nosso mundo de hoje e não o do século 20, a classe dominante, que se resguarda atrás dos bancos e fundos de investimento, está explorando e depenando as classes populares. E como disse o multimilionário Warren Buffet “a luta de classes continua a existir, mas a minha é que vai ganhando”. Para mudar esse fato, creio que precisamos de começar a compreender a essência dos fenômenos que estão por trás de cada passo de regressão social.
Ver link acima exposto
********************

http://www.centroatl.pt/titulos/desafios/capitalfinanceiro/index.html

http://www.extrafisico.blogspot.pt/2011/08/o-colapso.html 

2 comentários:

  1. Todos os partidos do poder neste país estão dependentes dos mercados para governarem,mesmo que agora na oposição alguns do ps digam que os estados não podem ser comandados pelos mercados onde vão eles buscar o financiamento para as suas politicas socialistas?Grande contradição não é??

    ResponderEliminar
  2. Sem duvida,grande contradição.Só ainda não percebi inteiramente se o PS que meteu Portugal no buraco da divida soberana o fez porque os juros eram baixos ou porque aderiu de forma convicta aos ditos mercados financeiros.Mas é preciso também não esquecer o papel dos grandes países do norte da Europa no rumo que leva a União Europeia a qual tem causado alguma confusão nas políticas seguidas e nas opções dos governos do sul como é o caso de Portugal.

    ResponderEliminar