terça-feira, 13 de novembro de 2018

Um (admirável) "Mundo Melhor"


Há muito quem afirme que a nossa sociedade actual se aproxima hoje mais de Admirável Mundo Novo do que de 1984, o seu counterpart, obra distópica por George Orwell em que as pessoas são oprimidas num regime totalitário opressivo e vivem as suas vidas manipuladas pelo governo e numa vida predefinida que aceitam.
1984 acreditava que aquilo que tememos iria oprimir-nos; a violência, a tortura, a censura e a opressão. Admirável Mundo Novo, por outro lado, acreditava que era aquilo que amávamos que nos oprimiria: a busca cega por felicidade, a tecnologia, o consumismo descontrolado.


10/12/2016 - agenda sombria por trás do globalismo. Por Brandon Smith Quando as pessoas pouco familiarizadas com os movimentos em prol da ...

Foi já há quase quatro anos, a 14 de Junho de 2014, que o Partido Comunista Chinês anunciou o seu “sistema de crédito social” que se tornará obrigatório em 2020 para todos os seus cidadãos e entidades, e que os classificará de 350 a 950 pontos de acordo com a “correcção social” da sua actuação, que incluirá o que compram, como andam nas ruas, com quem se relacionam e, claro, os seus pontos de vista políticos.(curiosamente as "elites" politicas europeias ainda não se pronunciaram sobre isso,mas não se "cansam" de lançar alertas contra o dito populismo(qual deles?)e ao mesmo tempo pedem um mundo melhor em tecno-forums,mais no link abaixo)



2 comentários:

  1. https://bilder-livros.blogspot.com/2019/08/mundo-novo.html

    ResponderEliminar
  2. Prefácio ao Admirável Mundo Novo. Aldous Huxley. 1946. http://alfredo-braga.pro.br/discussoes/prefaciomundonovo.html

    ResponderEliminar